VI SEMINÁRIO NACIONAL E II SEMINÁRIO ESTADUAL DE ATHIS

Abertura do Seminário de ATHISOs Conselheiros, corpo técnico de funcionários do conselho estadual e federal e sociedade se reuniram nos dias 06 e 07 de maio em Boa Vista para discutir ATHIS – Assistência Técnica em Habitação de interesse Social e o papel de cada entidade na aplicabilidade da lei. O evento aconteceu em parceria CAU/RR, CAU/BR, SEBRAE/RR e IAB/RR, recebendo representantes do poder público, movimentos sociais, membros da academia e arquitetos em geral na sede do SEBRAE/RR.

Direita para Esquerda, Emerson do Nascimento, Conselheiro Federal pelo MA, Guivaldo Baptista, conselheiro Federal pela BA, Jorge Romano, presidente do CAU/RR, Rodrigo Ávila, presidente do IAB/RR e Nikson Dias, Conselheiro Federal por RR

 

O seminário contou com a Comissão de ATHIS do CAU/BR que trouxeram discussões de como a sociedade, os profissionais e os entes públicos em conjunto com o conselho vem se posicionando sobre o tema. Foi apresentado também os projetos, editais e parcerias que o conselho implantou a nível nacional, bem como, a importância do tema para o mesmo, tendo como base o percentual do orçamento destinado a este fim.

Agente de Fiscalização do CAU/RR Lívia Dourado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O CAU/RR, apresentou seu projeto que inclui uma parceria entre a comissão de ATHIS estadual e a fiscalização do conselho em suporte as prefeituras municipais. A fiscalização desde o começo do ano vem visitando os municípios do estado para realizar um diagnostico da realidade estadual e assim poder subsidiar suporte técnico as mesmas.

No dia 06, as palestras ficaram sobre a responsabilidade do Conselheiro Federal Emerson do Nascimento com o tema ATHIS e o CAU/BR, da Agente de Fiscalização Lívia Dourado com o tema ATHIS e o CAU/RR, representando o estado Ricardo Matos com o tema A habitação Social em Roraima, do conselheiro federal Guivaldo Baptista com o tema Paradigmas da Nova Arquitetura e finalizando o dia a arquiteta urbanista Mariana Estevão com o tema Athis e o Projeto Arquiteto de Família. A palestrante Mariana Estevão ainda ministrou sua oficina que vem sendo apresentado a vários estados de como fornecer soluções arquitetônicas em benefício da sociedade.

Início da Oficina de ATHIS, ministrada pela Arquiteta Urbanista Mariana Estevão
Oficina de ATHIS

No dia 07, o evento contou com a visita técnica, com um público reduzido por conta do local, ao Complexo de Refugiados Rondon. A visita teve como foco mostrar a realidade de um abrigo de refugiados venezuelanos na cidade abrindo um paradigma entre as atuais necessidades de habitação e a futura com a chegada dos refugiados. No período da tarde as palestras continuaram com o conselheiro estadual de São Paulo o Arquiteto Urbanista André Blanco, sua palestra teve o tema Nexos e Fluxos na Arquitetura.

Visita ao Complexo de Refugiados Rodon

Com o evento, o CAU/RR espera conscientizar os arquitetos e urbanistas da importância em atuar em projetos de habitação social e também explicar como tantos entes públicos (como prefeituras) e privados podem realizar projetos populares seguros tendo o suporte, se necessário do conselho. Outro foco do evento foi garantir a participação dos movimentos sociais dentro do processo dando devida atenção e importância aos mesmos. O evento contou com a presença do representante da Associação Comunitária das Família de Baixa Renda e Ribeirinhos do Estado de Roraima, Associação Comunitária dos Jovens do Estado de Roraima, Associação Mulheres Empreendedoras do Pedra Pintada, Associação dos Produtores Rurais do Projeto Arco-Íris, Associação Conjunto Cruviana, Associação Santa Luzia, AVARR, Conselho Municipal da Cidade de Boa Vista, Conselheiro das Cidades Município do Cantá, CONSEP, Departamento de Estudos e Projetos SEAMPU, EAB, Inova Roraima, Ministério Público Estadual, Movimento ID, Secretária do Trabalho e Bem Estar Social, Instituto Eco Vida, Sindicato dos Bombeiros Civis, Secretária de Relações Institucionais do município do Cantá e 6⁰ BEC.

Presidente e Vice-presidente do CAU/RR com os representantes dos movimentos sociais de Roraima

Assim como o CAU/BR o CAU/RR tem como uma de suas ambições formatar um material que ajude a fomentar possibilidades reais de aplicação da lei, e um modelo que possa ser aplicado em todo o estado, ou até no país. Este evento se norteia pelo Plano Estratégico de Equipe do Instituto Educacional para a Conscientização e Realização de Políticas Públicas implantado através de resolução pelo CAU/BR, no qual disponibiliza parte de sua verba de orçamento para a ATHIS, no qual em outras oportunidades nacionais, disseminando e fomentando a prática de ATHIS para o poder público, comunidade e profissionais interessados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *