Abertura do XV Seminário Internacional de Conservación Del Patrimonio em RR tem participação de pesquisadores do México

Situação de edifícios históricos de Roraima também foram debatidos durante abertura do evento

 

A primeira noite do XV Seminário Internacional de Conservación Del Patrimonio contou com a presença de pesquisadores do México que atuam na área, além de estudantes e profissionais de Arquitetura e Urbanismo.

Durante o evento no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), a representante da comitiva do México e presidente da Rede Haycop, Blanca Paredes Guerrero, reforçou a ideia de incentivar o debate sobre o tema.

“Somos profissionais formados nesta linha de pensamento, por isso temos grande interesse nesta temática, debater e acrescentar neste assunto, além de confrontar esta ideia para trazer resultados positivos”, disse.

Poucas semanas após o incêndio que atingiu o Museu Nacional no Rio de Janeiro, a coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRR, professora doutora Graciete da Costa, ressaltou que é um bom momento de debater a situação do patrimônio histórico de Roraima.

“Em meio à organização deste seminário, pudemos testemunhar com tristeza o incêndio do nosso Museu Nacional no Rio de Janeiro, entretanto, percebemos que o evento estava no caminho certo ao pensar nos matrimônios de nossa cidade, os desafios que teremos pela frente”, refletiu.

Quem também concordou com a colocação foi o conselheiro Federal de Arquitetura e Urbanismo por Roraima, Nikson Dias.

“Diversos casos como o do Museu aconteceram e acabaram sendo importantes para destacar edifícios aqui em Roraima como o Museu no Parque Anauá, em estado de abandono. E um seminário como este, podendo resultar em uma carta de provocação que possa despertar nas autoridades em tratar nosso patrimônio com mais carinho. Debate de suma importância”, considerou o conselheiro.

“É comum a gente abandonar o velho e valorizar o novo, enquanto deveria ter uma harmonia entre o velho e o novo”, acrescentou o coordenador da Comissão de Política Urbana e Ambiental do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Roraima (CAU-BR), Nilson de Andrade.

 

O palestrante Nivaldo Andrade Júnior

Patrimônio Urbano

Entre os convidados para o seminário estava o professor doutor Nivaldo Vieira de Andrade Júnior, que trouxe o tema “Patrimônio Urbano: O desafio da inserção de Nova Arquitetura em Sítios Históricos”.

“O uso é uma questão fundamental porque é ele que faz criarmos o laço afetivo com o patrimônio. Por isso a importância de cuidado, preservação e restauração”, pontuou.

O presidente do CAU-RR, Jorge Romano, também reforçou a ideia do debate. “Se nós não valorizarmos o que temos e o que somos, nós vamos nos perder no caminho e precisamos refletir essa questão tão importante”, finalizou.

Congresso

Paralelo ao Seminário, ocorre o Congresso Roraimense de Arquitetura, Urbanismo, Engenharia e Agronomia. No salão do CAF, os visitantes poderão apreciar exposição de quadros que conta a história de Roraima, além de conhecer pedras e outros objetos históricos encontrados no estado, principalmente na região das Corredeiras do Bem-Querer, em Caracaraí.

 

O evento continua até quinta-feira (20), com vasta programação do Centro Amazônico de Fronteiras.

Presidente do IAB/RR, Rodrigo Avila; e o conselheiro estadual Luiz Afonso Maciel

 

 

 

Exposição de Maquetes – alunas do professor Jorge Romano 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *