IV Seminário de Arquitetura Moderna na Amazônia

 

IV SAMA

Núcleo AMA – NAMA é um núcleo temático que reúne arquitetos, artistas e grupos de pesquisa das universidades públicas da Amazônia Legal interessados no (re)conhecimento, documentação, preservação, divulgação e conservação da modernidade na Amazônia. Iniciou as atividades em 2016 como um coletivo independente e desde então, promove a cultura disciplinar através dos seminários – SAMA, da revista científica Amazônia Moderna e da Exposição de arquitetura contemporânea – XAMA.

Hugo Massaki Segawa, http://www.fau.usp.br/docentes/hugo-massaki-segawa/

 

 

Nos dias 20 a 22 de agosto de 2019 ocorrerá o IV Seminário de Arquitetura Moderna na Amazônia em Boa Vista. Pela primeira vez em Roraima, o evento é conduzido pela Universidade Federal de Roraima – UFRR e conta com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/RR, do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA/RR, da Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA – Mútua/RR, do Instituto de Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional – IPHAN-RR e do DOCOMOMO Brasil. O programa do seminário incluiu exposições, conferências, mesas redondas, lançamento de publicações com a participação de pesquisadores convidados e o SAMA-Tour com visitas as obras icônicas da arquitetura moderna em Roraima.

Jose Portocarrero

O tema do seminário é FRONTEIRAS DA MODERNIDADE é transversal aos três eixos propostos para os trabalhos: Arquitetura Moderna na Amazônia, Urbanismo Moderno na Amazônia e Paisagem Moderna na Amazônia.

Em Arquitetura Moderna na Amazônia são esperados trabalhos que abordem as relações entre os conjuntos arquitetônicos, urbanos e paisagísticos modernos e as suas conexões com a universalidade, regionalidade e o lugar.

Em Urbanismo Moderno na Amazônia acolherá trabalhos que abordem o (re)conhecimento dos protagonistas e/ou obras realizadas com o objetivo de contribuir com a construção da historiografia moderna.

Em Paisagismo Moderno na Amazônia são aguardados trabalhos que apresentem como pauta a conservação dos sítios e edifícios modernos, com usos originais ou novos, e práticas sobre manutenção, valorização e gestão.

Os artigos aprovados pelo Comitê Científico serão recomendados para a apresentação e publicados no site do NAMA. Serão publicados os resumos apresentados no Caderno de Resumos do IV SAMA e selecionados artigos para uma edição da Revista Amazônia Moderna.

Os pôsteres do IV SAMA aprovados pelo Comitê Científico serão expostos em local definido pela organização.

Os interessados deverão submeter os trabalhos pelo site EM CONSTRUÇÃO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *