15 DE DEZEMBRO – Conselho quer valorizar patrimônio histórico

Fotos do Casa de Petita Brasil (2)
Casa de Petita Brasil – Patrimônio Histórico localizado onde a cidade Boa Vista iniciou

À margem direita do Rio Branco, onde a cidade de Boa Vista começou, está a “Casa de Petita Brasil”, patrimônio histórico cultural tombado pela Prefeitura de Boa Vista. Uma das pautas de 2015 foi a discussão em torno da conservação de edificações que representam a história do estado. Por isso, o dia 15 de dezembro – data em que se celebra o aniversário de Oscar Niemeyer (maior ícone da arquitetura do país) foi instituído para lembrar profissionais do segmento. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Roraima (CAU/RR) começa uma campanha para valorizar a conservação do patrimônio histórico.

A casa foi construída em 1882, por Bento Ferreira Marques Brasil, avô de Petita Brasil e foi passada de geração a geração. A edificação é rústica a começar pelo baldrame (porão da casa) feito de pedra jacaré (natural de Roraima), os traços da fachada remetem ao princípio das construções do estado com influencias da arquitetura da colonização europeia do século IX, vinda com os imigrantes nordestinos. Detalhes internos lembram as histórias do início da capital, inclusive com móveis antigos da época, vindo da França no mesmo período. Lugar adequado para começar as homenagens e valorização de outras edificações que remetem ao patrimônio histórico de Roraima.

Fotos do Casa de Petita Brasil (3)
Ambiente externo da casa com videira e colunas de pedra jacaré

 

Próximo onde está a “Casa de Petita Brasil” há o monumento em homenagem aos pioneiros que chegaram para povoar a cidade de Boa Vista – obra de arte produzida pelo artista plástico Luiz Canará. Nomes de famílias estas que constituem o povo de Roraima, como: Mota, Brasil, Magalhães, Dias, Cruz, Pinheiro, Souza Cruz, Vasconcelos, Cavalcante, Duarte, Terêncio Lima, Sampaio, Matos, Rodrigues, Melo, Queiroz, Souto Maior, Lago, Fraxe, Figueiredo, Abdala e a Xaud.

É neste momento, segundo o Conselho, que se começa a olhar a história urbana de Boa Vista – o que faz parte do papel do CAU/RR, além de valorizar a profissão, fiscalizar quanto a legalidade das diante da responsabilidade técnica obras e criar políticas públicas junto às instituições do estado e dos municípios para o bem-estar social e valorização da profissão.

“Nosso papel é fiscalizar as construções e dar segurança à sociedade. E no gancho do bem-estar está o papel social do Conselho, da memória do nosso povo. Em todas as cidades do Brasil há a conservação de patrimônios históricos e sabemos que o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional) faz bem seu papel, mas precisamos trabalhar juntos para preservar nossas memórias e conseguir resultados surpreendentes”, disse a presidente em exercício do CAU/RR, Perpétua Barbosa.

Manual do Arquiteto e Urbanista – Em meio às comemorações do Dia do Arquiteto e Urbanista, o CAU/Brasil lança no dia 15 de dezembro o Manual do Arquiteto e Urbanista, um guia para a vida profissional com informações claras sobre as normas e leis que orientam o exercício da Arquitetura e do Urbanismo. Tudo com ilustrações do cartunista Paulo Caruso, que é arquiteto e urbanista por formação. O que pode ser baixado no site do CAU/Brasil, no link:  Manual Arquiteto 2015.

A publicação traz, em 112 páginas, as principais informações que dizem respeito à prática legal da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil desde o ensino, passando pela legislação trabalhista e até as normas que regem o bom exercício profissional, como o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), o Código de Ética e Disciplina dos Arquitetos e Urbanistas e as Tabelas de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo.

Há ainda informações sobre Salário Mínimo Profissional, Normas da ABNT e legislações urbanas e ambientais. A primeira tiragem é de 2.000 exemplares, com distribuição gratuita a ser realizada pelos CAU/UF a partir de 2016.

 Convite Dia do Arquiteto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

18 de dezembro

Baile dos Arquitetos

19h00 Recepção de convidados ao som ambiente: Cantora Cláudia Lima e o músico Orlando Jr.

– Mostra de Arquitetura e Urbanismo;

20h00 – Abertura

– Vídeo do Casarão de Petita Brasil (7 minutos);

– Homenagem ao primeiro arquiteto de Roraima, Pedro Fernandes;

Apresentação Cantora Lourdinha Ferreira – Hino Cultural do Estado “Roraimeira”

– Homenagem às famílias pioneiras que trouxeram influências arquitetônicas para Roraima.

21h10 Pronunciamentos

21h40 Coquetel

22h00 – Baile Dançante com a Banda Baillare

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *