Conselho de arquitetura reúne fiscais da Região Norte em Roraima

A função do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RR), implantado há pouco mais de um ano no Estado, é orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de Arquitetura e Urbanismo, bem como a prática ilegal no segmento. Para cumprir com este princípio é que nos dias 14 e 15 de março promoverá o “Seminário Regional de Fiscalização”, na nova sede localizada na Av. Santos Dumont, n. 1952, às 13h, onde arquitetos serão treinados para atuarem como fiscais e, a partir da capacitação, tornarem-se os “olhos” da Instituição nos estados da Região Norte.

O evento é realizado pela Comissão de Exercício Profissional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (Cepcau) e tem o propósito de orientar cada CAU nos estados quanto à correta aplicação das normas de fiscalização do exercício profissional. Foram convidados para o evento representantes das equipes de fiscalização dos CAUs do Acre, Amapá, Rondônia, Amazonas, Pará e Tocantins.

No dia 14, à noite, haverá palestra ministrada pelo arquiteto e urbanista Antônio Francisco Oliveira, coordenador do Cepcau que abordará a nova regulamentação do exercício profissional no Brasil aberto aos profissionais do segmento e ao público em geral, no auditório do Senar/RR, em frente à feira do São Francisco.

“Um dos objetivos principais deste encontro é zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe, bem como pelo aperfeiçoamento do exercício da arquitetura e urbanismo”, confirma o presidente do CAU/RR, Pedro Hees, arquiteto e urbanista.

Após o treinamento, a primeira ação, segundo Hees, será elaborar as rotas de fiscalização com abordagens educativas e preventivas. Caso haja profisisonais atuando ilegalmente na profissão, pagará multas que podem variar de cinco a 10 salários mínimos.

O conselheiro Federal do CAU/BR, Luiz Afonso de Melo, afirma que neste momento o importante é proteger a população contra pessoas desabilitadas para exercer a profissão conforme prevê a Lei que rege o Conselho n. 12.238/10.

“Um dos grandes gargalos em muitos casos é ausência de registro profissional e o uso indevido do título de arquiteto. Precisamos acabar com isso e garantir para a sociedade qualidade nos serviços”, reclamou.
A Cepcau pretende realizar ao longo do ano mais encontros regionais com representantes das equipes de fiscalização e dos conselheiros integrantes das Comissões de Exercício Profissional dos CAUs de cada estado, capacitando e aperfeiçoando as ações do Conselho.

Nova sede

Com este evento o CAU/RR vai inaugurar a nova sede para o encontro de fiscais. Desde a implantação, em dezembro de 2010, a Instituição funcionava na Rua coronel mota 676, centro. O novo endereço será no Bairro 31 de Março, Av. Santos Dumont, n. 1952, ao lado da TV Ativa.

Programação:
14/03
————————
Local: Sede do CAU
Av. Santo s Dumont, n. 1952, S. Francisco

13:30 às 17:00
Reunião com as Comissões de Exercício Profissional dos CAU/UF

19:00 às 21:00
Local: Auditório do SENAR/RR
Av. Major Williams – em frente à Feira do S. Francisco

Tema: “O CAU e a Nova Regulamentação do Exercício Profissional da Arquitetura no Brasil”.
Palestrante: arquiteto e urbanista Antônio Francisco Oliveira, coordenador do Cepcau.

15/03
————————
Local: Sede do CAU

09:00 às 12:00
Reunião com as equipes de fiscalização dos CAU/UF dos Estados da Região Norte

12:00 às 14:00
Intervalo

14:00 às 18:00
Reunião com as equipes de fiscalização dos CAU/UF dos Estados da Região Norte

—————–

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *