Comissão de calçadas vai trabalhar a favor da acessibilidade

Nesta quarta-feira (26/09) instituições ligadas ao urbanismo se reuniram com proposta de discutir e definir diretrizes construtivas para as calçadas da capital Boa Vista. A reunião faz parte da política pública da Comissão de Regulamentação de Calçadas (CRC), composto pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Roraima (CAU/RR), Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Roraima (IAB/RR), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Secretaria Municipal de Obras (SMO) e Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (EMHUR).

Na reunião discutiu-se o rebaixamento para atender a acessibilidade urbana e para rever os parâmetros atuais de medidas. Segundo especialistas no assunto, há muitos problemas, tais como altura, largura e uso incorreto de estabelecimentos públicos, bem como a falta de padronização nos bairros, principalmente os mais afastados onde já há algum tipo de urbanização. O CAU/RR tem papel importante, pois é a instituição que discute o urbanismo, bem como os outros órgãos participantes para nortear e projetar melhorias para a cidade.

O conselheiro arquiteto e urbanista Rondinelle Albuquerque ressaltou a relevância da discussão.

“A participação do CAU é fundamental para referendar as decisões, uma vez que o arquiteto e urbanista tem a qualificação técnica para os estudos relacionados a essas melhorias. Ressalto que as outras instituições têm a devida importância nessa construção que vai atender muita gente que precisa de acessibilidade e harmonizar as diretrizes que regem a construção das calçadas de Boa Vista”, disse o conselheiro.

A próxima reunião do Conselho de Calçadas esta marcada para o dia 3 de outubro, onde a comissão começará a formatar os documentos que nortearão a nova política de calçamento de Boa Vista.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *