CAU/RR prepara planejamento estratégico para os próximos 10 anos

Treinamento Planejamento Estratégico

Visando avançar etapas do processo de Planejamento Estratégico, o CAU do Brasil em parceria com a Empresa Symnetics – especializada em estratégias organizacionais – executam o cronograma de visitas nas cidades onde existem representação, no intuito de orientar e levantar informações junto aos gestores dos CAUs UFs.

Em Roraima, o consultor Gilson Teichholz iniciou, na manhã desta terça-feira (18/02), o trabalho de levantamento de informações que servirão como base para as futuras ações do CAU/RR.

Para Teichholz, os serviços de Consultoria da Symnetics partem do entendimento do contexto em que o CAUs estão inseridos. O que se pretende após estudos e percepções é arquitetar planos estratégicos relevantes, viáveis e compatíveis com as reais necessidades institucionais locais.

“Para a eficácia do órgão é necessário adotar medidas estratégicas do planejamento. Isso precisa ser feito de imediato. Neste contexto é fundamental apontar quais os grandes desafios organizacionais para os próximos 10 anos e traduzir o desafio em oportunidades. Precisamos que todos compreendam isso e, não só isso, precisamos fazer com que o planejamento saia do papel”, disse Teichoholz.

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Roraima, Pedro Hees, explicou que a ação visa identificar as funções e o papel dos conselhos no País, traçando metas para alcançar objetivos.

“Para que os núcleos urbanos cresçam de forma ordenada, precisamos democratizar a arquitetura e urbanismo, inserindo profissionais em todos os municípios do Brasil. É fundamental que tenhamos pessoas gabaritadas e comprometidas que possam contribuir significativamente nas três esferas de gestão pública para o bem estar da sociedade. Somente assim, teremos condições de crescimento sustentável, agradável e inteligente nas cidades e em nossas casas”, destacou Hees.

Todos os CAU/UFs receberão a visita do representante da Empresa Symnetics, além de acompanhamento a distância, entre fevereiro até agosto de 2014. Durante o período as instituições precisam estipular metas, ações estratégicas e projetos específicos, a fim de contemplar a missão e a visão do CAU/BR, ambas em fase de estruturação.


O planejamento em construção tem projeção para atender as demandas institucionais de 2014 até 2023. As principais áreas consideradas são: Gestão de Finanças, Fiscalização e Gerência Técnica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *