Arquitetos apostam em políticas públicas para contribuir com conforto

 

Para mostrar a toda sociedade brasileira a importância do trabalho do arquiteto e urbanista, o tema da campanha do CAU/BR comemorativa do Dia Nacional desses profissionais em 2018 é “Arquitetura e Urbanismo fazem Diferença. E tornam a vida mais feliz”.

O conceito da campanha busca relacionar arquitetura e urbanismo com felicidade, autoestima, bem-estar e saúde, conforme explica o presidente do CAU/RR, Jorge Romano, pois  o projeto bem planejado e executado interpreta os sonhos do cliente.

“Saber o jeito, as cores, as formas do gosto do cliente é estudar a particularidade da pessoa para se aproximar do ambiente aconchegante, feito especialmente para ele. É aí onde nos deparamos com o conceito do prazer e da alegria. Após o dia exaustivo de trabalho  ele vai voltar pra casa, então nessa ótica, não só é o lugar de morar, mas o lugar da sua vida, do descanso com toda a infraestrutura adequada e interessantes”, descreveu Romano.

O presidente lembrou que não só as edificações trazem o conforto necessário, mas o urbanismo bem projetado, com calçadas para o trânsito de pessoas,  sem barreiras, trazem o conceito de cidade inclusiva, onde a preocupação principal é a acessibilidade e mobilidade urbana, o que inclui a paisagem arquitetônica e o conjunto harmônico de estruturas.

“Muitas vezes o trabalho do arquiteto não precisa ser grande, basta a intervenção pequena numa casa e detectar problemas relacionados à saúde do ambiente. Implementar ajustes para gerar, por exemplo, luz, mais ventilação, deixá-lo mais salubre possível e que passe a proporcionar saúde àqueles que ocupam o lugar”, disse.

 

Durante o ano de 2018 muitas conquistas relacionadas à profissão ocorreram em razão da atuação do Conselho junto ao Congresso, por entendimento que, para atender de forma eficaz concretizar o bem-estar das pessoas, são necessárias políticas públicas que precisam ser ajustadas e implantadas. O conselheiro federal por Roraima, Nikson Dias, ressaltou o que o CAU Brasil tem buscado esses propósitos nas mais diversas vertentes de atuação.

“Este ano fizemos vários projetos e seminários alusivos ao patrimônio histórico e promoção da Assistência Técnica gratuita para a população carente, por isso dedicamos 2% do orçamento do CAU à implementação dessa política de Habitação de Interesse Social (Athis) à política de reforma com arquiteto. Buscamos fortalecer a contratação de arquitetos em todas as prefeituras, auxiliando a administração municipal na participação do projeto de implementação BIM – modelagem da informação da construção que é o novo conceito quando se trata de projetos”, disse o conselheiro federal.  

Outra ação foi buscar junto à administração o incentivo aos concursos públicos de projetos, como também a implantação da plataforma on-line “Ache um Arquiteto”, como forma de incentivar a valorização da categoria e facilitar a busca pelo profissional que atenda às necessidades da população, entre muitas outras ações de convênios, articulações com a Câmara, Congresso e Senado Federal.

“Ganhamos recentemente o direito de somente arquitetos poderem assinar projetos para Justiça Federal, com licitação. Para essas obras é obrigatório assinatura dos projetos”, comemorou.

Palestra Interesse Social

Como parte da comemoração do Dia do Arquiteto e Urbanismo o CAU/RR vai promover dia 14, à partir das 14h a palestra Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis), no auditório do Sebrae/RR, São Francisco (antigo prédio do Ideias e Negócios – próximo à maternidade). A analista de fiscalização do  CAU/RR, Lívia Dourado, explicou as três esferas de atuação que podem ser desenvolvidas com o projeto.

“Para funcionar na totalidade ela precisa de quatro vertentes de participação: Poder Público, Universidades, Entidades Profissionais e Movimentos Sociais. Foi por isso que se pensou no seminário para falar como cada vertente pode ser desenvolvida. Também é uma forma de mostrar aos profissionais o modo de como atuar nessa área. Em Roraima ainda não há essa aplicação, vai ser uma oportunidade. Vale dizer que o  CAU/RR já iniciou um levantamento e preparou o diagnóstico sobre o Athis de atuação no município de Mucajaí. Esperamos efetivar o projeto em 2019”, disse Lívia.

As inscrições para a palestra são gratuitas e podem ser feitas na hora. Mais informações no 3224-2967 e 98115-0016, das 7h30 às 13h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *