Aplicativo do CAU para celulares está em fase final de testes

Smartphones e tabletes
Ferramenta vai permitir que arquitetos enviem fotos e relatos de irregularidades para fiscalização nos estados

Em breve, os arquitetos e urbanistas brasileiros terão uma nova ferramenta em defesa da profissão. Trata-se do MobiArq Protagonista, aplicativo que vai permitir que os profissionais enviem aos CAU/UF (cada cidade do país) fotos e relatos de possíveis irregularidades em obras e edificações, de modo a apoiar o trabalho de fiscalização.

O MobiArq Protagonista está em fase de testes. O CAU/BR e os CAU/RR estão fazendo os últimos ajustes na tecnologia e definindo os procedimentos necessários para que as colaborações de arquitetos e urbanistas se integrem à rotina de fiscalização.

Como vai funcionar o aplicativo?

Ao observar indícios de irregularidades que possam ser objeto de fiscalização do CAU, o profissional abre o aplicativo, tira foto do local, indica qual a possível irregularidade e pode fazer breve relato da situação. Se quiser pode denunciar formalmente. O app contém o link com o SICCAU Corporativo (Sistema Profissional de Comunicação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo) para que a denúncia seja gravada e passe pelos trâmites legais previstos. O app armazena as contribuições de forma georreferenciada e envia à equipe de fiscalização do CAU/UF que atua na respectiva cidade.

“Com a colaboração dos arquitetos e urbanistas na construção das cidades, o CAU/RR terá mais informações para cumprir a missão de orientar e fiscalizar o exercício da Arquitetura e Urbanismo em Roraima e no Brasil. O CAU está avaliando a melhor forma de uso do app nos estados, de acordo com a realidade de cada região”, ressaltou o presidente do CAU/RR, Pedro Hees.

O aplicativo será liberado para uso dos arquitetos de forma gradativa, de modo a garantir o melhor uso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *