Região Norte se reúne em Roraima para discutir fiscalização

Antônio Francisco Oliveira com os representantes da Região Norte na sede do CAU/RR
Antônio Francisco Oliveira com os representantes da Região Norte na sede do CAU/RR

Boa Vista/RR – O presidente em exercício do CAU/BR, Antônio Francisco Oliveira, veio a Boa Vista ministrar o curso de fiscalização para os arquitetos e urbanistas representantes das equipes de fiscalização dos CAUs do Acre, Amapá, Rondônia, Amazonas, Pará e Tocantins. Na tarde de ontem (14), na sede do CAU/RR, ele atendeu a imprensa e salientou a relevância de um Conselho forte para atuar e proteger a sociedade contra o exercício ilegal da profissão.

Para Oliveira a capacitação vai ajudar fiscais nas abordagens que, neste primeiro momento, será educativa. Em um segundo momento o profissional que não respeitar as exigências legais poderá sofrer penas. Ações como esta do evento, segundo o presidente, conduzem ao viés científico e tecnológico da profissão, luta que perdura há 50 anos para se consolidar.

“A arquiteta e uma profissão das mais antigas e a sua é realizar trabalho que promova à sociedade mais conforto oferecendo melhores espaços e bem estar”, ressaltou.

Sobre a ética, disse Oliveira, que o CAU é pautado sobre o que preceitua a sociedade moderna, pois o consumo, o materialismo, na busca pelo lucro, pode corromper qualquer profissional, entretanto há um cuidado do Conselho nesta.

“O conselho tem em seus pilares a sustentados na ética. Não para beneficiar apenas o profissional, mas toda a sociedade”, defendeu.

Na reunião destacou-se que o CAU/BR está formatando uma Comissão de Ética para atender denúncias e fiscalizar a profissão. Essa nova unidade vai disciplinar todos os arquitetos em exercício, seja pelas boas práticas, do contraditório, ou bem estar dos clientes e, assim promover a concorrência saudável e valorização do trabalho.

O presidente do CAU/RR, Pedro Hees disse que o evento trazido para Roraima é uma forma de treinar e capacitar os agentes fiscais para atuarem com segurança e atendendo o anseio de obras mais seguras para a sociedade. E a primeira que ocorre no país e começou pela Região Norte.

“Qualquer denúncia pode ser direcionada para o Conselho, nominal ou anônima, para apuração devida segundo normas técnicas e regulamentação da profissão”, disse Hees.

Palestra no auditório do SENAR/RR
Palestra no auditório do SENAR/RR

No mesmo dia 14, à noite, Oliveira ministrou palestra sobre a nova regulamentação do exercício profissional no Brasil e disse que o compromisso de um Conselho forte não é apenas dos profissionais, mas da sociedade e do ensino nas universidades do País.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *