Mostra internacional sobre Lina Bo Bardi chega em São Paulo

Depois de viajar por Londres, Viena, Paris, Milão, Basel, Berlim e Miami, a mostra “Lina Bo Bardi: Together” chegou em seu último destino: o Sesc Pompeia, localizado em São Paulo. Com instalações audiovisuais, objetos e mobiliários, a exposição revela o mundo íntimo da arquiteta italiana radicada brasileira, trazendo a oportunidade do público explorar a visão modernista da responsável pelo projeto do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e o próprio Sesc Pompeia.

Com curadoria da arquiteta Noemí Blager e participação da artista Madelon Vriesendorp e do cineasta Tapio Snellman, a mostra, inaugurada em 2012, apresenta uma linha do tempo sobre a história de Lina e sua importância no campo social e da arquitetura. Além disso, é possível ver 5 vídeos inéditos sobre Lina, dirigido pelo britânico Tapio Snellman; objetos da cultura popular do seu acervo e peças criadas pela própria Bo Bardi, como 3 exemplares da famosa “Bowl Chair”.

Lina chegou ao Brasil em 1946, após se casar com o jornalista Pietro Maria Bardi. Diferentemente do que via na Europa, Lina encontrou no país tropical uma cultura arquitetônica dando seus primeiros passos e uma infinidade de possibilidades de fazer arte. Encantada pela cultura popular brasileira, a arquiteta introduz essa influencia em suas obras, fazendo com que a cultura popular dialogue com as características modernas conhecidas nas produções de Bo Bardi.

A mostra vai do dia 12 de outubro a 11 de dezembro, de terça a sábado, das 10 h às 21 h; domingos e feriados, das 10 h às 19 h. A entrada é franca. Outras informações no site do Sesc Pompeia ou da própria mostra.

 

(Foto –  Matti Östling –  Exposição em Estocolmo em 2014)