II Seminário de Arquitetura e Urbanismo começa com destaque à valorização do profissional em Roraima

 presidente do CAU/RR Pedro Hees

Presidente do CAU/RR, Pedro Hees, falando sobre o Selo de Conformidade e o Livro de Bolso

Nesta sexta-feira, 8, teve início o II Seminário de Arquitetura e Urbanismo de Roraima que debateu a profissão e as ideias que visam ajudar no crescimento do segmento no estado. O evento ocorreu no auditório da OAB/RR e contou com palestras de profissionais da área. Na abertura do evento o vice-presidente do CAU/BR, o arq. urb. Antônio Francisco de Oliveira, e conselheiro federal do CAU/PB, falou sobre valorização e exercício profissional em todo o Brasil. Foram 4 horas de discussão com estudantes de arquitetura da Universidade Federal de Roraima (UFRR), arquitetos do estado e participantes do evento.

 

arq. urb. Antônio Francisco de Oliveira
O vice-presidente do CAU/BR, o arq. urb. Antônio Francisco de Oliveira,
e conselheiro federal do CAU/PB

O presidente do CAU/RR, Pedro Hees, contou que o objetivo do Seminário é aproximar os trabalhadores e estudantes, bem como esclarecer dúvidas. “Desde que o CAU/RR foi implantado em todo Brasil em 2012, a valorização dos arquitetos e urbanistas no estado se tornou realidade. Queremos que esses profissionais saibam que podem contar com o Conselho para o que precisarem e que essa união se torne uma força maior no estado”, frisou Hees.

Durante o evento o foi lançado o selo de conformidade do CAU/RR. O selo ficará fixado na frente da obra que estiver regulamentada conforme a Lei n. 12.378/2010. “O selo de conformidade é a maneira mais fácil de fiscalizar a obra, mostrando para a sociedade que a obra está dentro dos parâmetros de eficiência com a contratação do arquiteto. E isso valoriza a profissão e a edificação que cumpre o que a lei preconiza”, destacou o conselheiro federal do CAU/BR, Luiz Afonso Maciel.

Sistema de Inteligência Geográfica On-line

gerente técnica Ananda Teles

A gerente técnica do CAU/RR, Ananda Teles, falou sobre o trabalho de fiscalização de obras em Boa Vista com o Sistema de Inteligência Geográfica (Igeo), criado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), que utiliza de mapas e bancos de dados on-line. O Igeo dispõe de aplicativo para tabletes que permite o preenchimento de formulários e fiscalização.

“No local da obra é possível gerar relatórios na hora e saber, por exemplo, se possuiu ou não responsável técnico ou mesmo a RRT (Registro de Responsabilidade Técnica)”, destacou.

Após as palestras houve mesa redonda, onde os profissionais e estudantes presentes no evento puderam debater sobre responsabilidade técnica e fiscalização com os palestrantes e gestores do CAU/RR.

Uma resposta para “II Seminário de Arquitetura e Urbanismo começa com destaque à valorização do profissional em Roraima”

  1. Ao presidente Pedro Hees, colaboradores do CAU/RR, arquitetos e sociedade roraimense, parabenizo pela qualidade do evento e conteúdos abordados, que são de suma importância para a consolidação das bases de implantação e fiscalização dos nossos conselhos em todo país.

    Karinne Santiago
    Presidente do CAU/SE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *