Formandos de arquitetura e urbanismo tiram dúvidas sobre mercado de trabalho

Presidente do CAU/RR, Pedro Hees, em conversa com  os acadêmicos de arquitetura da disciplina de TCC (UFRR)
 

 

Na maioria das vezes o estudante consegue o diploma e depois de alguns anos da faculdade se pergunta: e agora? Qual o primeiro passo devo seguir? Pensando em orientar e esclarecer muitas dúvidas desses novos profissionais, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo em Roraima (CAU/RR), começou campanhas de informação. Nesta quarta-feira (21/06), já no fim da tarde, às 18h, o presidente Pedro Hees esteve no Bloco V da Universidade Federal de Roraima (UFRR), para uma conversa técnica e franca com os formandos. A palestra foi ministrada em parceria com a coordenação da disciplina de Trabalho de conclusão de curso TCC, do professor Márcio Baraúna, também conselheiro suplente estadual do CAU/RR.

Foram esclarecidas dúvidas sobre o uso do Sistema de Comunicação do CAU/RR (Siccau) – plataforma on-line onde o arquiteto e urbanista pode cadastrar-se, receber o registro profissional, obter informações sobre fiscalização, atribuições profissionais, tabela de honorários, pagamento de anuidades e preenchimento de Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) – documento indispensável para o andamento da obra.

Além das informações técnicas os novos profissionais também conversaram sobre o mercado de trabalho em Boa Vista, planos de crescimento urbano e novas tecnologias adotadas pelo CAU Brasil, como por exemplo, a plataforma on-line “Ache um profissional”, recentemente lançada. Outras tecnologias como o MobArqui (aplicativo de denúncia de obras irregulares) e o Igeo (mapeamento de obras via satélite) – usadas pela fiscalização do Conselho – também foram comentadas.

Acadêmicos de arquitetura e urbanismo esclarecendo dúvidas sobre o mercada de trabalho.

 

Resolução 51 – uma boa ideia

O presidente do CAU/RR, Pedro Hees, falou sobre as atribuições do Conselho, bem como as áreas onde os profissionais podem atuar. O CAU/RR foi implantado em 2012 e depois de cinco anos ainda há desconhecimento de que o Conselho de fato existe o que corre entre instituições públicas e de uma parte da sociedade.

“Infelizmente é um problema que tempos que combater divulgando nossas ações em parceria com a imprensa e a sociedade para fazer o CAU conhecido. Temos a Resolução 51 que determina as atribuições restritas da nossa profissão. Muitos ainda confundem arquitetura com apenas design de interior ou uma boa fachada bonita. A arquitetura e urbanismo é mais do que isso. É conforto, bem-estar e planejamento adequado das cidades em crescimento”, destacou.

Os novos profissionais que irão para o mercado de trabalho já têm um desafio: continuar investindo tempo, ideias e dedicação para fortalecer cada vez mais o Conselho em Roraima e em todo o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *