DIA DO ARQUITETO E URBANISTA: Conselho de Arquitetura pede atenção dos prefeitos para o planejamento urbano

 

Campanha comemorativa da data propõe 10 medidas para melhoria das cidades em apoio à Nova Agenda Urbana da ONU

Em homenagem ao dia do Arquiteto e Urbanista, comemorado em 15 de dezembro, data de nascimento de Oscar Niemeyer, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Roraima (CAU/RR), juntamente com o CAU Brasil, lançam a campanha “O planejamento urbano melhora nosso lugar no mundo. Concorda Prefeito?”. O objetivo é conscientizar os gestores públicos recém-eleitos, e que tomam posse em 1º de janeiro, sobre a importância da Arquitetura e do Urbanismo.

A campanha apoia a Nova Agenda Urbana definida na Habitat III (3ª. Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Sustentável) realizada em Quito, Equador, em outubro passado, e dá início à implementação da “Carta-Compromisso do CAU/BR sobre a Nova Agenda Urbana” entregue ao secretariado da conferência.

 

Conselheiro federal Luiz Afonso Maciel; e o presidente do CAU/RR, Pedro Hees.

 

Medidas

São 10 medidas sugeridas que incorporam e ampliam aquelas apresentadas pelo CAU/BR na “Carta aos Candidatos a Prefeitos e Vereadores”, lançada antes das eleições de 2016, com repercussão em diversos Estados em razão de trabalho dos CAU/UFs. Entre elas estão: Governança Metropolitana; Espaços Públicos e Habitação Social; igualdade de oportunidades para todos; o fim da discriminação; a importância das cidades mais limpas; a redução das emissões de carbono; o respeito pleno aos direitos dos refugiados e migrantes; a implementação de melhores iniciativas verdes e de conectividade, entre outras.

Arquitetura restaurada da Matriz Nossa Senhora do Carmo – Capital Boa Vista

 

O presidente do CAU/RR, Pedro Hees, confirmou que Boa Vista caminha bem com o planejamento urbano, pois é uma cidade arborizada, com vias largas e, recentemente, ganhou ciclovias, mas alerta sobre o controle e acompanhamento para evitar o crescimento desordenado.  Aponta também para três questões que ainda perecem. A primeira delas é o planejamento das cidades do interior do estado de Roraima, ainda sem infraestruturas básicas para a população. A segunda diz respeito a contratação e consultoria de arquitetos e urbanistas pelas instituições. E a última é o movimento migratório de venezuelanos em razão da crise da Venezuela.

“Avançamos muito quanto ao reconhecimento da profissão. Mas nossa caminhada ainda não se findou. Temos muitas instituições promovendo obras públicas e particulares sem a consultoria do arquiteto e urbanistas. Nosso papel, além de propor aos novos prefeitos e vereadores o que reza a Nova Agenda Urbana definida em Quito, é fiscalizar o exercício ilegal da profissão. Outro problema é a exagerada migração dos venezuelanos para Boa Vista, esse inchaço diz respeito a todos nós e, principalmente, aos governos”, destacou Hees.

Hees alerta que conforme a fiscalização feita em 2016 no interior do estado, nenhuma obra possui o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) que a obra obrigatoriamente precisa ter. “Se estamos falando de melhoria urbana, precisamos nos preocupar também com o Com a fiscalização e o exercício ilegal da profissão, atentando para obras e projetos com responsáveis técnicos devidamente capacitado. Essa fiscalização é identificada através das placas nas obras que contém os objetivos da obra, o número do registro profissional no Conselho. É nesse contexto, onde as cidades se fazem de muitas casas, várias edificações. A qualidade dessas obras depende do empenho do arquiteto e urbanista. É nosso papel”, defendeu.

Confira o vídeo de valorização da profissão:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *