Deputado apresenta projeto que oficializa Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista

oscar-jovem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O arquiteto e deputado Luiz Carlos Busato (PTB-RS) apresentou nesta quarta-feira (15) projeto de lei que oficializa 15 de dezembro como “Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista” (PL 2381/2015). A data já é comemorada pela categoria, conforme previsto na Resolução CAU/BR nº 08/2011, mas ainda não está legalmente incluída no calendário cívico nacional. O dia 15 de dezembro marca o nascimento de Oscar Niemeyer e, em homenagem a ele, foi também a data de fundação do CAU, em 2011.

O projeto foi apresentado depois de audiência pública da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara, obrigatória para o processo. A reunião foi realizada no dia 09 de agosto, durante o III Seminário Legislativo de Arquitetura e Urbanismo. A audiência foi igualmente requerida por Busato.

Na reunião, o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, lembrou que a gestão fundadora decidiu instalar o CAU no dia 15 de dezembro, não medindo esforços para isso, justamente para marcar a data de nascimento do profissional brasileiro mais aclamado mundo afora, Oscar Niemeyer. “Nós fizemos a nossa hora, o momento em que assumiríamos as rédeas de nossa profissão. Nós tivemos intenção, como queria o Lúcio Costa. Por isso peço que aprovem esse dia para que fique na nossa lembrança a data natalícia de Oscar e a lembrança dos conselheiros federais e estaduais que fundaram o CAU, realizando o sonho de gerações de arquitetos que sonharam e tanto lutaram para esse momento. Nós fizemos, nós realizamos, nós tivemos a intenção”.

Leia mais no site do CAU/BR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *