Curso de arquitetura completa 10 anos em Roraima e CAU destaca a atuação do Conselho no estado

Na tarde desta quarta-feira (06), a coordenação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Roraima (UFRR) promoveu palestras no Auditório Alexandre Borges, em alusão aos 10 anos de criação curso na instituição.

Na ocasião, foram abordados temas de responsabilidade profissional, acessibilidade, formação universitária na Arquitetura e Urbanismo e mercado de trabalho.

O arquiteto e urbanista, Pedro Hees, também presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Roraima (CAU/RR) foi convidado para apresentar a atuação do Conselho desde a implantação em 2011.

Para Hees, a realização de palestras e esclarecimentos de como funciona a profissão serve para a valorização do curso e trocas de experiências entre alunos e profissionais da área, além da relevância de atuação, fiscalização e educação que o Conselho promove no Estado. Mas o principal destaque foi a relação entre a Universidade, CAU e acadêmicos, pois nessa integração surgem ideias que podem beneficiar as instituições, bem como estratégias que possibilitam a construção da responsabilidade social no estado, como exemplo, moradias com engenharia pública e gratuita que atendam a população de baixa renda.

“Estou orgulhoso de ter vivenciado a implantação do Curso de Arquitetura no estado e agora participar da comemoração dos 10 anos. E, além do mais, falar sobre o CAU/RR que também participei da implantação do Estado. Me considero pioneiro e privilegiado. Falar de atribuição profissional, como também para falar do funcionamento do Conselho, é engrandecedor “, destacou Hees.

Após a palestra “Atribuições dos Arquitetos e Urbanista e Mercado de Trabalho”, o presidente do CAU/RR esclareceu dúvidas dos alunos do curso. A aluna do 6° semestre, Tamires Moraes, disse que a palestra revelou de fato como é a vida do profissional depois de sair da faculdade.

“Enfrentamos muitas dúvidas de saber em quais áreas atuar. Agora ficou bem mais claro como é a vida no mercado profissional lá fora. É gratificante fazer parte desses 10 anos. O curso é novo, mas é bem preparado e espero que os próximos anos, só melhore cada vez mais”, disse a aluna.

Para o coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Márcio Baraúna Bento, a realização de palestras como esta é esclarecedora para novos acadêmicos e para aqueles que já serão inseridos no mercado de trabalho.

“A Universidade tem o objetivo de promover o ensino e dentro da sala de aula esse ensino é muito limitado em função da especificidade que é a Arquitetura e Urbanismo trata”, esclareceu Bento.

2 respostas para “Curso de arquitetura completa 10 anos em Roraima e CAU destaca a atuação do Conselho no estado”

  1. O Conselho sempre esteve em contato com a UFRR.
    O fortalecimento do relacionamento, sem dúvida, melhorou.
    Antes, mesmo com pessoas ligadas ao CAU e a UFRR, não tiveram sucesso nem mesmo tentando melhorar e criar parcerias.
    O Arquiteto e Urbanista Marcio Baraúna, além de parceiro e amigo, se mostra competente e eficiente à frente da Coordenação do Curso de Arquitetura. Parabéns Baraúna e a equipe da UFRR.
    Estaremos sempre às ordens para a melhoria e aperfeiçoamento do ensino da Arquitetura e Urbanismo em Roraima e no País. Daí, ajudar e contribuir com profissionais cada vez mais capacitados no mercado de trabalho no estado. Esse é, sem dúvida, nosso papel principal.

  2. Faltou falar que agora o conselho se aproximou da UFRR, devido ao coordenador do curso ser um dos nossos conselheiros, isso que de fato faz a diferença!!! E fortalece esse relacionamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *