Conselho de Arquitetura e Urbanismo diploma novos profissionais para o triênio 2015-2017

No dia 12 o CAU/RR vai homenagear os pioneiros que implantaram o Conselho em Roraima e diplomará os novos conselheiros

 

presidente Pedro Hees e conselheiro federal Luiz Afonso Maciel

Presidente do CAU/RR, Pedro Hees, e o conselheiro federal, Luiz Afonso Maciel em planejamento para o próximo triênio 2015-2017

São três anos de instalação no estado e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo em Roraima (CAU/RR), avalia que os profissionais do ramo e a sociedade roraimense podem comemorar os avanços de valorização e implementação de tecnologias que ajudam a fiscalizar obras e interação da instituição com arquitetos e urbanista de Roraima e de todo o Brasil. Por isso para reconhecer essas e outras conquistas dia 12/12, o CAU/RR promoverá a diplomação dos novos conselheiros para o triênio 2015-2017, no Espaço Ideias, Bairro São Francisco, às 19h30.

No evento também haverá homenagens aos conselheiros que foram pioneiros na implantação do Conselho em Roraima, desde quando a Lei 12.378/2010 instituiu a criação do CAU em cada estado do Brasil. Conforme o presidente do CAU/RR, o arquiteto e urbanista, Pedro Hees, os profissionais podem e devem comemorar, pois a criação e implantação do próprio Conselho não foi tarefa fácil depois da luta de 50 anos de história. Segundo ele, conseguiram implantar um Conselho forte, apesar do estado ser o menor em números de arquitetos e urbanistas formados em todo o Brasil com pouco mais de 80 profissionais.

“Temos muito a comemorar todo o processo de implantação. Nesses três anos Conseguimos colaborar na criação do novo Sistema de Cadastro de Profissionais o (Siccau – Sistema de Comunicação do CAU) que, também, é um sistema de registro onde há a facilidade de cadastrar as obras que serão executadas e o Registro de Responsabilidades Técnicas (RRTs) dos profissionais”, destacou Hees.

Além disso, segundo ele, os CAUs em todo o Brasil, conseguiram melhorar a visão que a sociedade tinha do profissional arquiteto e urbanista para o desenvolvimento da construção, dos projeto urbanos, nas cidades, nas obras, nas residências, nos escritórios, nos espaços de lazer e as atribuições exclusivas inerentes à profissão.

Outro fator que melhorou a visão dos arquitetos foram as inúmeras capacitações, palestras, workshops e seminários que trouxeram esclarecimentos de legislação, resoluções e tramites no Congresso Nacional para que os profissionais tivessem acesso à todas as mudanças vigentes do Conselho. Além de capacitá-los em obras, planejamento, orçamento, tecnologias e sustentabilidade.

“Temos apoio de uma assessoria parlamentar no CAU/BR. Conseguimos grandes vitórias com isso. Precisamos nos articular cada vez mais para fortalecer o CAU e garantir a continuidade em eficácia da nossa profissão”, defendeu Hees.

 

Podcast: Presidente do CAU/RR, Pedro Hees, faz um balanço sobre a atuação dos três primeiros anos:

 

 

 

 

 

CAU e Universidade

Outra iniciativa que desenhou o fim positivo da gestão atual é o contato com os acadêmicos da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e os caminhos que o CAU pretende seguir para ajudar os novos profissionais que vão sair da universidade para o mercado de trabalho. E para isso, segundo Hees, o CAU/RR pretende levar o Conselho para dentro da UFRR e mostrar aos alunos de arquitetura como funciona e porque o CAU existe.

“Não estamos aqui somente para fiscalizar. Estamos à disposição do profissional e dos futuros profissionais, pois eles serão os próximos conselheiros e vão continuar o trabalho. Por isso em nossos eventos sempre chamamos os estudantes para participarem das atividades”, disse.

 

Benefícios em investir num profissional

 Para quem ainda pensa que contratar o arquiteto é um gasto desnecessário, o presidente do CAU/RR defende que a obra pode ficar mais barata até 40% se o projeto for executado à risca.

“Na verdade Nunca foi caro contratar. Se alguém contrata um profissional qualificado, terá boa economia na obra do que fazer por conta própria. Uma obra planejada é executada de acordo com o planejamento, então você evita desperdício de mão-de-obra, de material, com quebradeira e modificação desnecessária durante a execução, sem contar com o conforto que vem após o término da construção”, disse.

Nova diretoria triênio 2015-2017

No dia 5 de novembro houve eleição para escolher os novos conselheiros que farão parte da diretoria do CAU/RR. Foram eleitos cinco conselheiros, que em Janeiro de 2015, em data ainda a ser definida, escolherão entre eles o novo presidente e os demais cargos institucionais. É uma espécie de regime parlamentar instituído pela lei 12.378/2010.

A nova gestão tem o desafio de continuar o trabalho que vem vendo feito pelo CAU/BR nas unidades federativas em todo o Brasil e construir novos rumos seguindo preceitos de valorização profissional.

Aniversário de Niemeyer

 Dia 15 de dezembro, aniversário de nascimento de Oscar Niemeyer, foi escolhido como o Dia do Arquiteto e Urbanista. Nesse dia o CAU/BR fará homenagem ao ícone da arquitetura no Brasil e diplomará em Brasília os Conselheiros Federais. De Roraima, será diplomado o arquiteto e urbanista, Luiz Afonso Maciel.

“É um grande orgulho para todos os profissionais arquitetos e urbanistas terem nesse dia uma homenagem ao profissional e de um profissional tão qualificado como Niemeyer”, ressalto Maciel.

Oscar Niemeyer (1907-2012) foi arquiteto brasileiro. Responsável pelo planejamento arquitetônico de vários prédios de Brasília, capital do Brasil. Possui mais de 600 projetos em todo o mundo. É um dos maiores representantes da arquitetura moderna da história. Tem como característica principal o uso do concreto armado para as construções, com estilo inconfundível.

VEJA AS FOTOS DO EVENTO

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *