CAU/RR mostra como otimizar projetos em tempo record

O diretor e BIM Manager da na ProjetoAcg, Alan Araújo, “O BIM já é exigido em algumas empresas para gerar resultados mais rápidos”.

 

Abrangendo desde o processo de planejamento, execução, reparos e demolição, o BIM (Building Information Modeling) promete ser o futuro da arquitetura e da construção civil. A plataforma oferece visualização mais realista dos projetos desde a etapa inicial, bem como a execução e logística. Para apresentar aos profissionais da área a plataforma, nesta quinta-feira (23), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Roraima (CAU/RR) promoveu gratuitamente palestra informativa com o mestrando Alan Araújo, diretor e BIM Manager da na ProjetoAcg, na sede do Conselho.

“O BIM substitui a forma de trabalhar com projetos hoje. Ao invés de você desenhar projetos, você irá construir projetos, e esse fato dá maior assertividade à obra. Você não está apenas trabalhando com linhas, você trabalha com orçamentos precisos, quantitativos, desenhos, noções exatas da construção, dos projetos compatibilizados e a construção virtual, fatores que hoje apresentam inúmeras dificuldades e poderão ser solucionados ainda na fase de projeto pelo BIM”, disse o palestrante.

Apesar das características revolucionárias a plataforma ainda é pouco difundida mundo à fora, entretanto, devido a relevância já é de uso obrigatório em diversos países e tal obrigatoriedade deve entrar em vigor no Brasil até o ano de 2026.

O vice-presidente do CAU/RR, Rodrigo Ávila, trabalha no ramo da construção civil há 20 anos, ele defende a atualização e acesso ao ensino qualificado para o empenho de bons profissionais no mercado.

“A atual gestão do CAU/RR tem promovido uma série de ações com o intuito de melhorar a educação dos nossos profissionais, tanto os profissionais já formados quanto os que estão em formação. Há pouco tempo qualquer curso na área só era ofertado fora do estado, mas hoje já temos uma série de empresas e instituições que tem trazido isso para melhorar a qualidade do ensino local. Então o CAU/RR promove cursos, palestras e até mesmo congressos internacionais, que visam capacitar e orientar os profissionais do ramo, desta maneira a sociedade só tem a ganhar”, ressaltou.     

Dentre os diferenciais do BIM estão a capacidade de desenvolver simulações digitais comportando até cinco dimensões e a liberdade em desenvolver as mais diversas etapas do projeto. Outro ponto relevante é a eficiência e a celeridade, aspectos listados ao analisar o BIM, o que possibilita a inclusão de produtos e materiais reais que serão utilizados na construção.

O formando em arquitetura, Adriano Melo, optou por participar do curso devido às exigências cada vez mais rigorosas do mercado de trabalho.

“Eu já trabalhei em algumas empresas que já usam o Revit e estão caminhando para entrar no sistema BIM. Acredito que a gente realmente precisa dessa inovação, pois hoje ainda existe um atraso muito grande na entrega de projetos, e acredito que o BIM consiga atender tanto na qualidade quanto na rapidez. Fora isso, em outros estados e países já não se trabalha com o Autocad, sendo o BIM a exigência do mercado”, defende Adriano.

Um dos motivos da celeridade ofertada pela plataforma deve-se à possibilidade do trabalho conjunto entre construtores, clientes, arquitetos e engenheiros num sistema simplificado e harmonioso. Estima-se que em cinco anos o BIM esteja dentre as plataformas de simulações construtivas mais utilizadas no mundo.

“Essa tecnologia nova tem tudo para crescer, e por ser mais completa que as plataformas já existentes, deve ser implantada com facilidade. A ideia é aprimorar os conhecimentos, aprender técnicas novas e utilizar no dia a dia também”, ressalta a arquiteta Tábata Sábio.

No decorrer do ano outros cursos, palestras e ainda congressos, devem ser ofertados pelo CAU/RR aos profissionais da área e demais interessados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *