Carta com 53 proposta para melhoria das cidades começa a ser entregue aos candidatos de Roraima

O documento será entregue aos candidatos majoritários ao Governo do Estado, deputados estaduais, federais e senadores.

Boa Vista/RR – Cidades planejadas, acessíveis e que contemplem melhorias de infraestrutura. É com esse objetivo que arquitetos e urbanistas de todo País, por meio do CAU Brasil (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil), elaboraram em Brasília a Carta de Propostas que será entregue aos candidatos concorrentes às eleições de 2018. O documento traz 53 propostas divididas em três eixos: projeto nacional baseado na territorialização das políticas públicas; Governança urbana inovadora e Democratização da gestão dos territórios. Na tarde desta terça-feira (21), a carta começou a ser entregue em gabinetes e em mãos dos candidatos.

Um dos pontos destaca a descentralização, definição e execução das políticas públicas para o desenvolvimento urbano, a partir de política nacional que possibilite a incorporação de peculiaridades regionais. O documento quer tentar restabelecer e ampliar os mecanismos de participação popular nas decisões que afetam políticas públicas que tenham ação direta sobre o direito à moradia, ao transporte público de qualidade e à cidade.

O conselheiro federal de arquitetura e urbanismo, Nikson Dias, afirma que o documento traz abordagens inovadoras referentes ao Plano Diretor das Cidades.

“Dentro do Estatuto da Cidade toda cidade com até 20 mil habitantes é obrigatório o Plano Diretor. É necessário projetar e planejar o crescimento. Em Boa Vista, por exemplo, o plano diretor está vencido quase três anos, são 13 anos com o mesmo plano diretor, já caduco. precisamos de atualização”, defendeu.

O conselheiro afirma que é preocupante, uma vez que existem espaços vazios dentro da malha urbana adensada e com infraestrutura, com vias executadas, fornecimento de energia, oferecimento de água, coleta de esgoto, de lixo, escolas, postos de saúde. São estruturas prontas que deveriam ajudar no espraiamento (esparramada, horizontal, cheia de espaços vazios). Na opinião dele, Boa Vista precisa ser adensada, condensada dentro da malha urbana já consolidada. “Quando se ocupa a cidade na franja urbana sem planejamento, demanda novos gastos públicos, sendo que se deveriam ser concentrado dentro da malha Urbana consolidada”, ressaltou.

Para Conselho em Roraima a carta vai provocar a democratização do território como ferramenta para dirimir e organizar o crescimento da cidade. O presidente do CAU/RR, Jorge Romano, ressalta que o documento contempla a visão mais humanizada das cidades para trabalhar a acessibilidade de habitação social e interesse social, o que muda a visão de alguns programas nacionais vigentes.

“É um foco muito interessante. É contribuir para mudar a sua visão de como os programas de habitação popular estão sendo encarados no país, tornando mais acessível e diminuir o déficit habitacional de forma mais efetiva. Isso somente pode ser mudado com atitudes como esta, entregar na mão de quem será eleito, propostas de mudanças”, defendeu Romano.

Romano finalizou defendendo que a habitação não deve ser encarada apenas como abrigo, mas como ação de saúde pública. “Quando temos uma casa insalubre onde há fungos, escura, sem ventilação, há a proliferação de mofo. Nesse ambiente as pessoas começam a ter problemas respiratórios problemas alérgicos e as pessoas passam a ser menos produtivas. Esse é só um dos exemplos específicos que o documento traz para melhorar a vida de quem nela vive”, disse.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *