Morre o urbanista Luiz Paulo Conde, ex-prefeito do Rio

Foto Luiz-Paulo-Conde
O arquiteto também foi presidente do IAB e secretário municipal de Urbanismo do Rio

 

Luiz Paulo Conde faleceu na madrugada de hoje (21/07/2015), no Hospital Samaritano, em Botafogo. O arquiteto, ex-prefeito do Rio de Janeiro, ex-presidente do IAB em dois mandatos, ex-secretário municipal de Urbanismo e professor titular da UFRJ, lutava contra um câncer de próstata.

Conde se graduou pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil. Foi o idealizador de projetos transformadores no Rio, como o Rio-Cidade, o Favela-Bairro e a construção da Linha Amarela. Entre os projetos arquitetônicos importantes, estão o campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e as 50 escolas e centros de treinamentos poliesportivos para o governo Carlos Lacerda, além das escolas da Fundação Bradesco. Venceu, em 1963, prêmios do IAB-RJ e ganhou, ao longo da carreira, diversos prêmios internacionais, como o Vitruvio 96, da Argentina. Publicou, entre outros textos, o livro “Luiz Carlos Conde, um arquiteto carioca”, como parte de uma coleção editada pela Universidade de Los Andes, na Colômbia.

O CAU/BR e o Instituto de Arquitetos do Brasil manifestaram profundo pesar pela morte do arquiteto e prestam condolências à família. O corpo será velado a partir das 18h dessa terçano Palácio da Cidade. O enterro ocorre amanhã, no Cemitério São João Batista, às 12h. O IAB publicará em alguns instantes novas informações sobre a história de Luiz Paulo Conde.

Lei mais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *