Arquitetos e urbanistas de Roraima discutem profissão neste fim de semana

Selo de Conformidade_CAU_RR
Durante o evento será lançado o Selo que vai comprovar se obras estão dentro da conformidade que preza a Lei n. 12.378/2010

A campanha de valorização profissional promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), continua em todos os estados. Em Roraima, o CAU/RR, implementou ações para fortalecer o nome da entidade e o reconhecimento dos arquitetos e urbanistas. Durante o primeiro semestre deste ano expediu carteiras profissionais, promoveu seminário de planejamento estratégico e aumentou a fiscalização em obras na capital e, por meio de um aplicativo para smartphones e tabletes, espera otimizar ainda mais as fiscalizações obras.

Esses são os assuntos que serão abordados durante o II Seminário de Arquitetura e Urbanismo de Roraima, que se realizará nos dias 8 e 9 de agosto, sexta e sábado, no auditório da OAB/Roraima. Para o evento foram convidados representantes do CAU/BR, arquitetos e urbanistas de Roraima e alunos de arquitetura. As inscrições são gratuitas e haverá certificado de participação com carga horária.

Serão abordados temas da valorização e exercício profissional; tabela de honorários de serviços de arquitetura e urbanismo; ética na arquitetura e urbanismo; responsabilidade técnica e fiscalização. Haverá mesas redondas de debates e palestras sobre os assuntos. O presidente do CAU/RR, Pedro Hees, explicou que um dos objetivos principais do Conselho é a fiscalização, além de outros que fortificam o segmento. Ele acredita que o correto exercício da arquitetura e urbanismo é a garantia da prestação de serviços técnicos de qualidade à sociedade, realizados por meio de profissionais habilitados e devidamente registrados e conhecedores dos direitos e deveres.

“O segundo seminário traz esse teor mais forte. Queremos que, além de que a sociedade conheça o Conselho e valorize as ações, que ela também acredite na construção do ambiente social adequado e sustentável. Para isso, a lição de casa deve ser cumprida em primeira mão, com o trabalho conjunto entre os profissionais que atuam em Roraima”, destacou Hees.

O CAU/RR reconhece a importância da cooperação e da ação fiscalizatória conjunta e compartilhada com outros órgãos da administração pública, com vistas à eficiência, à redução de custos e à celeridade na instrução dos processos.

Selo de Conformidade de Obras

Durante o evento será lançado o Selo que vai comprovar se obras estão em conformidade com a Lei 12.378/2010 (traz o teor do exercício da profissão de arquiteto e urbanista e as atribuições profissionais); e o lançamento do Livro de Bolso contendo esclarecimentos sobre o exercício profissional da arquitetura e urbanismo e as resoluções aprovadas pelo CAU/BR juntamente com os conselheiros de cada estado.

Criação do CAU

A aprovação da Lei 12.378, de 31 de dezembro de 2010, entrou em vigor com a posse do presidente e dos conselheiros do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), um momento histórico de luta de mais de 50 anos de reconhecimento e desvinculação do CREA. Além de regulamentar o exercício da Arquitetura e Urbanismo, a referida lei criou o CAU/BR, órgão regulamentador específico da categoria profissional. A partir de então os profissionais de arquitetura e urbanismo passaram a ter as atribuições e competências discriminadas pela norma específica.

 

PROGRAMAÇÃO

Loca: Auditório da OAB – Av. Ville Roy, 4284, Bairro Aparecida

08/08/2014 (sexta-feira) – 18:00 às 22:00h

Palestra: “VALORIZAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL”

Arq. Urb. ANTÔNIO FRANCISCO DE OLIVEIRA – Coord. da Comissão de Exercício Profissional CAU/BR – 1º Vice-Presidente CAU/BR

Palestra: “ÉTICA NA ARQUITETURA E URBANISMO”

Arq. Urb. LUIZ AFONSO MACIEL DE MELO – Conselheiro Federal do CAU/BR por Roraima e Coord. Nacional Adjunto da CED do CAU/BR

Mesa Redonda: “RESPONSABILIDADE TÉCNICA E FISCALIZAÇÃO”

Arq. Urb. ADALBERTO BEZERRA DE MENEZES JR –Gerente Geral CAU/RR

Arq. Urb. ANANDA CRISTINY DE SOUZA TELES – Gerente Técnica do CAU/RR

Arq. Urb. MARIA CAROLINA PEDREIRA VINHAS – Analista de Fiscalização do CAU/RR

09/08/2014 (sábado) – 14:00 às 20:00h

Curso: “TABELA DE HONORÁRIOS DE SERVIÇOS DE ARQUITETURA E URBANISMO”

Arq. Urb. ODILO ALMEIDA FILHO – Conselheiro do CAU/CE, Vice-Presidente da direção nacional do IAB (NE), Coord. e Relator das tabelas de Honorários CAU/BR, Esp. em Estudos de Viabilidade de Negócios Imobiliários, Esp. em Planejamento e Gestão Ambiental e Diretor do Escritório Métrica – Arquitetura e Urbanismo

Sede do CAU/RR

Av. Santos Dumont, 1952 – 31 de Março (ao lado da TV ATIVA)

Fone: (95)3224-2967 ou pelo e-mail: atendimento@caurr.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *